sexta-feira, 27 de junho de 2008

O que é a Pólis?

A "cidade" grega

Definir a essência da pólis é difícil, pois ela ultrapassa uma questão meramente física (de área urbana) para se estabelecer mo próprio ideal do homem grego. Ela relaciona-se com valores partilhados em comum, com o advento da filosofia e da própria democracia (não confundindo com o ideal comtemporâneo de democracia, pois o ideal democrático grego era excludente- mas aí surge a pergunta: será que a nossa democracia também não é excludente?).
A tradução da palavra "pólis" geralmente é dada como "cidade-Estado" ou "cidade", pelo seu caráter autônomo, podendo, porém, possuir um vínculo sentimental com a "pólis-mãe" no caso de ter se originado de um processo de colonização. O espírito da pólis fundamenta-se na idéia de que esta não é o espaço urbano e sim os cidadãos, ou seja, antes de ser tratado como uma entidade política ela era seus cidadãos que, além de desempenharem um papel de participação nas determinadas magistraturas visando o bem comum, defendiam a "cidade-Estado" nas guerras na Hélade, constituindo assim os cidadãos-soldados, advindos da Revolução Hoplítica.
A pólis implica em algo muito maior: era uma comunidade de hábitos, normas e crenças. Entretanto existe uma topografia em comum, dentre elas a existência da ágora, representando o centro da pólis e um poder político notável. O poder da cidade se emana da ágora, local este de exercício da ação humana, que tem como veículo a palavra e permite ao homem que se torne pleno.
Muitos fatores favoreceram o aparecimento da pólis: as crises geradas pelo crescimento populacional, a monopolização das terras pela aristocracia, a exaltação do espírito agonístico no campo das idéias, dentro outros.
A pólis dava primazia à lei, o que se traduz numa aceitação absoluta das mesmas, pois regulamentavam a vida na cidade, que deveria ser contrária à hybris (o exagero, a desmedida). Até o soberano estava submetido ao poder das leis, por isso os cidadãos da pólis diziam se diferenciar (e muito) dos bárbaros, que eram governados pela vontade e lei de um soberano.
Definir a pólis não é uma tarefa simples, pois sobre a explicação de sua origem há um vácuo, mas suas contribuições para as épocas posteriores são de suma importância, dentre elas a construção do conceito de cidadão, que na época tinha o direito de participar e de ter a palavra (excluindo-se estrangeiros, escravos e mulheres).

Nenhum comentário: