sexta-feira, 28 de março de 2008

E afinal, o que é FILOSOFIA?


Talvez não tenhamos uma resposta correta, mas...

-Pitágoras (séc. VI a.C.), um dos primeiros filósofos pré-socráticos e também matemático, teria usado pela primeira vez a palavra filosofia (philos-sophia), que significa "amor à sabedoria". Assim com o auxílio da etimologia, podemos ver que a filosofia não é puro logos, pura razão: ela é a procura amoroza da verdade.
-O professor Dermerval Saviani conceitua a filosofia como uma reflexão radical (busca explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir), rigorosa (o filósofo deve dispor de um método claramente explicitado a fim de proceder com rigor) e de conjunto (a filosofia é globalizante, porque examina os problemas sob a perspectiva de conjunto, relacionando os diversos aspectos entre si) sobre os problemas que a realidade apresenta.
(Filosofando: introdução à filosofia/ Maria Lúcia de Arruda Aranha, Maria Helena Pires Martins- 3. ed. revista- São Paulo: Moderna, 2003)

A filosofia é algo do tipo ame-a ou deixe-a?
A resposta é: não.
Estamos sempre filosofando, mesmo sem saber que estamos...
Desconhecida por muita gente, grande alvo de críticas e preconceito, a filosofia está em todos os lugares, pois vincula-se com o próprio pensamento, a própria vida do homem.
Se quando estamos sob uma ditadura ela é a primeira coisa a sumir das escolas é porque ela possue algum poder de transformação, daí o medo.
De nenhuma maneira ela se restringe ao campo teórico: o homem dispõe de meios para levá-la ao campo prático, a começar pela palavra...que é no fim das contas o instrumento mais poderoso e base para toda uma transformação. Transformação essa que um dia será alcançada (ou não).

O primeiro ato de um filósofo é ADMIRAR-SE com o mundo, SE ESPANTAR.

Nenhum comentário: